Exposição Pincelando Fatos
A Biblioteca Central recebe a Exposição “Pincelando Fatos: A arte como ferramenta de transformação social”.
É acreditando nisso, que o Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Novo Horizonte trazem uma mostra artística e cultural para a Biblioteca Central da Ufes, que ficará aberta à visitação de 02 de Abril a 31 de Maio de 2024, no espaço expositivo da Biblioteca no 1º andar.
Essa exposição é fruto do trabalho dos jovens do CRJ de Novo Horizonte, que com muito empenho pintaram referências negras, líderes comunitários, artistas musicais e personalidades importantes para formação sócio-cultural do nosso território.
No dia 05 de Abril de 2024, às 18h, será feita a abertura oficial e contará com uma programação especial:
- Apresentação Musical
- Apresentação de Dança
- Sarau de poesia
E muito mais!
Sobre o projeto:
O projeto "Pincelando Fatos" surgiu em 2023 através das oficinas ofertadas no Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua - Centro POP Serra - ES, utilizando-se a cultura Hip Hop como ferramenta pedagógica e didática, especialmente, por meio do elemento graffiti.
A proposta consiste em trazer referências históricas para o debate através de rodas de conversa e pintura coletiva, demonstrando a acessibilidade e democracia da arte.
O intuito desta exposição é mostrar que a arte é acessível a todos, através da utilização de materiais reutilizados, que contribuem com a sustentabilidade do meio ambiente, além de poder ser usada como uma atividade que promove meios para a subsistência e a geração de renda.
Para a exposição foram utilizados técnica inovadora de "pincelando fatos", que combina uma variedade de materiais e suportes, desde telas tradicionais até compensados e outros elementos, tornando a arte mais acessível e diversificada. Utilizando ferramentas diversas, como pincéis, canetas, spray e aerografia, cada obra, totalizando 20 telas, são cuidadosamente trabalhadas para maximizar a experiência estética do graffiti.
Essa abordagem multifacetada não apenas amplia as possibilidades criativas, mas também enriquece a expressão artística, resultando em um corpo de trabalho único e cativante.
Esse trabalho também já foi desenvolvido durante a 14ª Conferência da Criança e do Adolescente no município de Serra-ES, onde foi executado juntamente com as crianças, e também na Conferência da Juventude do mesmo município, levando cultura, informação e promovendo debates intergeracionais em diversas comunidades.
Atualmente este trabalho vem sendo desenvolvido no Centro de Referência das Juventudes de Novo Horizonte-Serra-ES. Buscando trabalhar três pilares centrais com a juventude periférica: Protagonismo, Pertencimento e Representatividade. O CRJ’s faz parte de uma rede composta por quatorze CRJ’s que funcionam no estado do Espírito Santo (junto a outros projetos que compõem o Programa de Governo Estado Presente), e é fruto de parceria contratual entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o governo do estado do Espírito Santo. Diretamente ligado à Secretaria Estadual de Direitos Humanos do estado do Espírito Santo, e gerido pela organização da sociedade civil “Centro Integrado de Educação e Desenvolvimento Social (CIEDS)”. Os CRJ´s, têm como intuito de trabalho não apenas a prevenção da violência, mas também a promoção da vida digna, da qualidade de vida e da ampliação de oportunidade entre a população jovem moradora das regiões mais afetadas pela violência no estado.
Mais informações:
Exposição "Pincelando Fatos: A arte como ferramenta de transformação social".
02 de abril a 31 de maio de 2024.
Biblioteca Central da Ufes
Entrada franca.
Confira a reportagem produzida pela TVE do Espírito Santo VEJA AQUI