Programa de Desenvolvimento de Competências Informacionais em Ambiente Virtual (PDCIAV)
O PDCIAV consiste na capacitação da utilização dos recursos de informação disponíveis em rede. Essas instruções são ministradas por meio do atendimento personalizado, treinamentos e cursos realizados de forma presencial e a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Biblioteca Central. (Acesse o AVA aqui)
Veja no quadro abaixo, os tipos de demanda atendidas e os cursos e a modalidade em que são ofertados.
1 Qual objetivo
Capacitar a comunidade universitária (estudantes, pesquisadores, professores, técnico-administrativos), com a finalidade de desenvolver suas habilidades de pesquisa, no que tange à apropriação das estratégias de busca dos recursos e informação disponíveis, por meio de encontros frequentes.
2 No que consistem os cursos e treinamentos e a quem se destina?
Cursos na modalidade presencial |
||||
Curso / Treinamento |
Objetivo |
Carga horária |
Público alvo |
Como participar? |
Ciclo de Formação para Pesquisadores (CFP) – 9 fases |
Possibilitar: a identificação da pesquisa; conhecimento das fontes de informação, busca, recuperação de documentos e acessos; uso do gerenciador bibliográfico Zotero; leitura: níveis e estratégias ativas; normas da ABNT para trabalhos acadêmicos e a utilização da inteligência artificial: noções básicas: 6023 (referência), 10520 (citação), 14724 (estrutura de trabalhos acadêmicos). |
30h |
Turma de estudantes de graduação acompanhada por um professor(a) | Atendimento sob demanda e com agendamento pelo site: https://sibpesquisa.ufes.br/agenda/ |
Ciclo de Formação para Pesquisadores (CFP) – 5 fases |
Possibilitar: a identificação da pesquisa; conhecimento das fontes de informação, busca, recuperação de documentos e acesso; Prática: construção de protocolo no tema de pesquisa do discente; normas da ABNT para trabalhos acadêmicos e a utilização da inteligência artificial: noções básicas: 6023 (referência), 10520 (citação), 14724 (estrutura de trabalhos acadêmicos).
|
10h |
Turma de estudantes de graduação acompanhada por um professor(a) |
Atendimento sob demanda e com agendamento pelo site: https://sibpesquisa.ufes.br/agenda/
|
Planejamento de pesquisa em ambiente virtual (PPAV): noções básicas | Evidenciar os Passos da pesquisa (noções básicas); recursos de pesquisa utilizados nas bases de dados; instrumento de linguagem (tesauros, dicionários entre outros); elaboração de protocolo de pesquisa; elaboração e desenvolvimento de estratégias de busca. |
2h |
Estudantes de graduação, pós-graduação e grupos de pesquisa | Atendimento sob demanda e com agendamento pelo site: https://sibpesquisa.ufes.br/agenda/ |
Portal de Periódicos da Capes | Evidenciar as fontes de informação disponíveis; e apresentar a instrumentalidade da ferramenta do Portal de Periódicos da Capes e os recursos das bases de dados. |
2h |
Estudantes de graduação, pós-graduação e grupos de pesquisa | Atendimento sob demanda e com agendamento pelo site: https://sibpesquisa.ufes.br/agenda/ |
Ambientes virtuais de pesquisa acadêmica | Apresentar a instrumentalidade dos ambientes virtuais de pesquisa: portais e bases de dados. |
2h |
Estudantes de graduação, pós-graduação e grupos de pesquisa | Atendimento sob demanda e com agendamento pelo site: https://sibpesquisa.ufes.br/agenda/ |
Cursos na modalidade EaD com tutoria |
||||
Curso |
Objetivo |
Carga horária |
Público alvo |
Como participar? |
Planejamento de pesquisa em ambiente virtual: acesso e uso da informação científica on-line |
Desenvolver as habilidades de pesquisa para obtenção da informação disponível na Web. Para tanto, caracteriza as principais fontes documentais em formato eletrônico e digital, que subsidiam a pesquisa científica; demonstra os estágios de preparação da pesquisa: o que pesquisar, como pesquisar e onde pesquisar; apresenta as etapas para o planejamento da estratégia de busca. |
40h |
Comunidade universitária Ufes |
Mediante inscrição nos cursos ofertados no decorrer do semestre letivo. A programação contendo as datas é divulgada no sítio da Biblioteca Central e nas redes sociais da Universidade. |
Normalização de trabalhos acadêmicos |
Apresentar as diretrizes estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aplicadas à elaboração e normalização do trabalho técnico -científico. |
40h |
Comunidade universitária Ufes |
Mediante inscrição nos cursos ofertados no decorrer do semestre letivo. A programação contendo as datas é divulgada no sítio da Biblioteca Central e nas redes sociais da Universidade. |
Normas da APA para trabalhos acadêmicos |
Compartilhar as principais orientações contidas nas normas da APA e capacitar o participante a aplicá-la nos diversos contextos da produção de trabalhos acadêmicos. |
60h |
Comunidade universitária Ufes |
Mediante inscrição nos cursos ofertados no decorrer do semestre letivo. A programação contendo as datas é divulgada no sítio da Biblioteca Central e nas redes sociais da Universidade. |
Cursos na modalidade EaD sem tutoria |
||||
Curso |
Objetivo |
Carga horária |
Público alvo |
Como participar? |
Gerenciador bibliográfico Zotero |
Exibir a utilização dessa ferramenta, expondo os processos de instalação, criação de conta importação, organização, recuperação, citação e elaboração automática de referências
|
20h |
Comunidade universitária Ufes |
*Curso em atualização |
Normas de Vancouver |
Apresentar as principais diretrizes para elaboração de citações e referências baseadas nas normas de Vancouver. |
20h |
Comunidade universitária Ufes |
Curso ofertado em fluxo contínuo. O participante pode realizar a inscrição a qualquer tempo. |
Introdução à Pesquisa Online | O curso introduz conceitos sobre pesquisa de documentos na internet, exemplificando o acesso a fontes como bases de dados, Portal de Periódicos CAPES e o Google Scholar. | 20 h | Comunidade universitária Ufes |
Curso ofertado em fluxo contínuo. O participante pode realizar a inscrição a qualquer tempo. Maiores informações, entrar em contato com a Biblioteca Setorial de Saúde de Maruípe pelo email: biblioteca.maruipe [at] ufes.br |
3 Onde ocorrem os cursos e qual o número máximo de inscritos por turma?
Para os cursos presenciais agendados e ministrados no campus de Goiabeiras, a Biblioteca Central dispõe de um laboratório de capacitação equipado com 25 computadores. Assim, limitamos a participação por turma a essa quantidade.
Todavia, com vistas a otimizar o trabalho, destacamos que para realização do curso, há a necessidade mínima de dez inscritos presentes. Caso contrário, o evento será cancelado.
Os cursos ofertados na modalidade a distância, por meio do AVA BC (Acesse o AVA aqui), são realizados integralmente de forma assíncrona, com as instruções demonstradas em vídeo aulas. Ainda assim, cada curso é tutorado por um(a) bibliotecário(a) da equipe, responsável pelo esclarecimento de eventuais dúvidas surgidas.
4 Atendimento personalizado
Tem por finalidade orientar o usuário quanto à elaboração da estratégia de busca, seleção de fontes de informação e uso de portais e base de dados que abrangem a área de pesquisa do usuário. O atendimento é realizado de forma presencial ou remota.
Atendimentos personalizados |
|||
Demanda |
Objetivo |
Público alvo |
Como participar? |
Elaboração da estratégia de busca para uso em base de dados | Orientação ao usuário quanto a elaboração da estratégia de busca relacionada ao tema, objetivo e a problemática de pesquisa do estudante. |
Comunidade universitária da Ufes |
Mediante agendamento pelo site: https://sibpesquisa.ufes.br/agenda/ |
Pesquisa bibliográfica |
Auxílio na busca de documentos que atendem à pesquisa do usuário. | Comunidade universitária da Ufes | Mediante agendamento pelo site: https://sibpesquisa.ufes.br/agenda/ |
Entre em contato pelo e-mail: capacitacao.biblioteca [at] ufes.br
Informação atualizada em 11/06/2025, 14:55:00.